Pra quem não conhece, em 2008 um pessoal jogou um vídeo de 20 minutos na internet chamado A história das coisas, que trata sobre como as coisas nesse nosso mundo industrializado, globalizado e maravilhoso são feitas e quais as consequências disso. O negócio foi visto por mais de 10 milhões de pessoas e depois disso começaram a produzir vídeos sobre coisas mais específicas, como sobre água engarrafada e o comércio de carbono. Dessa vez o alvo dos caras é a indústria dos cosméticos, nem precisa falar que o vídeo é lindo, sobrou pra Procter&Gamble, sobrou pra muita gente ali! O foco do vídeo são os ingredientes químicos utilizados para se fazer maquiagem e cosméticos, que segundo consta tem muita coisa cancerígena e tóxica, e o governo americano faz que não vê devido ao lobby desse tipo de indústria.. Pesado!

Nós aqui no Brasil sofremos a mesma coisa, já que usamos muita coisa importada (quando não é importado, a fórmula foi feita na gringa) e tá na cara que esse lobby acontece por aqui também. Tamos no mesmo barco.

Enfim, o vídeo não menciona testes em animais, o que é outro lado sujo dessas indústrias, mas é de interesse de todo mundo que usa cosméticos!

http://storyofstuff.org/cosmetics/

PS.: Habilitei o recurso de legenda no youtube aí de cima, elas tão em inglês mas dá pra colocar em português clicando na setinha pra cima, depois em CC e em TRANSLATE CAPTIONS. Acho que umas traduções vão ficar meio bizarras, mas dá pra quebrar um galho pra quem não sabe ingreis.