June 2009


Esse post não é sobre makeup, mas tem tudo a ver, tirei de um site que inclusive divulgou este meu blog recentemente, o site é o vista-se.com.br, recomendo!

———————————————————————————————————

“Antes de serem postos no mercado, produtos como cremes de beleza, sabonetes, detergentes, medicamentos e até curativos precisam ser avaliados para se ter certeza de que eles são compatíveis com a pele humana ou se suas fórmulas poderão causar alergias e irritações.

Hoje esses produtos são inicialmente testados em animais, antes de serem avaliados na pele de voluntários. É certo que seria muito mais seguro para todos se eles pudessem ser testados em modelos sintéticos que reproduzissem mais adequadamente a textura, a consistência e a composição da pele humana.

Fabricação de peles artificiais
Isto agora está mais perto de se tornar realidade, graças a um sistema totalmente automatizado para a fabricação de peles artificiais de dupla camada.

Atualmente as empresas conseguem produzir apenas peles artificiais formadas por um único tipo de célula e esta produção é extremamente reduzida e cara. A oferta mundial não supera as 2.000 unidades de minúsculas peças de pele artificial por mês.

“Graças ao desenvolvimento de nosso instituto, os pesquisadores agora têm acesso a um modelo de pele que consiste de duas camadas com diferentes tipos de células. Isto nos dá uma cópia quase perfeita da pele humana, de um tipo que dá mais informações do que qualquer outro disponível no mercado”, diz o pesquisador Jörg Saxler, do Fraunhofer Institute, na Alemanha.

Linha de produção automatizada
Além de permitir a fabricação de produtos de beleza mais seguros e eficazes, o novo método de fabricação de pele artificial deverá diminuir a necessidade de experiências com animais, que vêm enfrentando críticas crescentes por parte da sociedade.

A técnica de criação da pele artificial de dupla camada já era dominada e havia sido testada com sucesso. Contudo, seu processo de fabricação é extremamente complexo, o que inviabilizava sua execução em escala industrial.

Esse processo agora foi totalmente automatizado e robotizado, tornando o processo contínuo, do isolamento das amostras de tecidos que serão cultivados até a embalagem das peles artificiais totalmente prontas.

Pele para transplantes
Mas as indústrias cosméticas e farmacêuticas não são as únicas interessadas na nova linha de produção automatizada de pele artificial. Na medicina dos transplantes, os cirurgiões têm constante necessidade de tecidos saudáveis para substituir partes da pele destruídas por queimaduras ou em cirurgias plásticas.

As peles artificiais produzidas pelo novo equipamento ainda não são adequadas para os transplantes porque elas não possuem um sistema de vascularização, por meio do qual o sangue possa chegar às diversas partes do tecido.

Mas os engenheiros já estão trabalhando em um modelo integral da pele humana que deverá incluir até mesmo os vasos sanguíneos. Ainda não há previsão sobre a disponibilidade dessa nova tecnologia.”

Fonte: Diário da Saúde
Via ANDA.

Retirado de: http://vista-se.com.br/site/pele-artificial-substituira-animais-nos-testes-de-cosmeticos

Advertisements

peta

Através do blog Bazar Arrase eu descobri essa premiação da Peta, a Proggy Awards. A última edição rolou em dezembro do ano passado e a intenção é premiar as empresas que mais se destacaram por ser animal-friendly. Mas vamos direto pro que interessa, a sessão “Personal Care Products”, aí vai a listinha:

Best Cruelty-Free Spa Products:Aveda

Best Cruelty-Free Makeup Brushes:Eco-Tools

Best Cruelty-Free Cosmetics:e.l.f. Cosmetics

Best Cruelty-Free Sunscreen:Ocean Potion

Best Cruelty-Free Men’s Personal-Care Products:Jack Black LLC

Aahhh, infelizmente a única que eu manjo é a ELF, que é bem comentada em blogs por aí, principalmente pelo preço barato demaiss (tem coisas de 1 dolar!) mas nem tenho nada deles 😦

Vou até colar o textinho sobre a ELF:

“Best Cruelty-Free Cosmetics: e.l.f. Cosmetics
When we heard that Kmart and Target were selling cruelty-free cosmetics for a buck each, we couldn’t believe it. But it’s not a fairytale—e.l.f. Cosmetics really does exist! Operating on the principle that “[e]very woman should have the opportunity to participate in innovation without sacrificing her budget,” e.l.f. has loads of must-have mascaras, lip glosses, blushes, bronzers, brushes, and much more. We can’t help but be extra-partial to e.l.f.’s “PETA” tweezers. Emblazoned with the slogan “Fur Free,” these tweezers come in a case that sports PETA’s cruelty-free bunny logo and reads, “e.l.f. Professional Supports PETA in the Fur-Free Campaign: http://www.peta.org.” Pretty cool, huh? What’s even cooler is the fact that 50 percent of the proceeds earned from sales of these tweezers goes right back to PETA!”

Em tempo, falei lá em cima do Bazar Arrase porque eles tão vendendo um jogo de pincéis e um kabuki da Ecotools, essa mesma que ganhou o prêmio de melhor pincel de maquiagem, então se alguém se interessar clica no link e depois me manda uma resenha!

http://bazararrase.blogspot.com/2009/05/pinceis-ecootools-5.html

http://bazararrase.blogspot.com/2009/06/kabuki-retratil-ecotools.html

toms of maine

Vou dizer que uma outra novela na minha vida, essa bem mais antiga, é a busca do desodorante perfeito. Começa que eu ODEIO os roll-on, quem foi que disse que é agradável ficar com sensação de molhado debaixo do braço? O pior é que de uns anos pra cá os desodorantes em stick praticamente SUMIRAM do mercado, praticamente só tem o speedy stick, que é da colgate-palmolive, que testa em animais, então esquece… O que faço desde que fui pela primeira vez pros EUA é fazer um estoque de desodorantes de lá (que tem bem mais opção stick que roll-on). O que mais usei desde lá é o da Toms of maine, em especial um de calêndula, o cheiro é perfeito, ingredientes naturais, sem aluminio. Ele não é um anti-transpirante, não bloqueia a transpiração, então depois de algum tempo, principalmente no verão, ele já “vence”, mas eu gosto bastante mesmo assim.

O “pobrema” é que recentemente meu último do estoque acabou, e não dava tempo de encomendar pela net, pedir pra amigo gringo mandar, ou coisa assim. Tive que me virar e pesquisar alguma opção nacional e depois de idas e vindas de perfumarias achei um que venho usando e até tenho gostado, o desodorante em creme Phytoervas Paris. Como a Phytoervas não testa em animais resolvi testar, o cheiro é meio de talco, não é dos meus preferidos mas também não é nada forte, como a embalagem dele é em bisnaga e a consistência em creme, a axila não fica “molhada”.

phytoervas

Paguei 9 reais pela bisnaga, acho que se acha fácil em perfumarias (em supermercados nem tanto) e para o momento tá sendo uma boa alternativa!

smashbox

Ok, finalmente minha resenha do recém adquirido SMASHBOX Photo Finish Foundation Primer LIGHT. Vocês já leram como eu o adquiri neste post e leram como eu cheguei até ele neste outro post, e agora o resultado: incrivelllll!! É isso, pessoal, não preciso mais procurar primers! Já o venho testando há alguns dias, nos primeiros eu passava a mão no rosto toda a hora pra ver algum sinal de “gordura” e nada, até que ontem eu até esqueci disso e já encarei como realidade constante hehe! E é efeito do primer mesmo, porque hoje saí sem ele só pra ver como ficava e duas horas depois já senti a oleosidade chegar…

E deixa eu falar direitinho da minha oleosidade, leia-se MUUITA, eu saio de casa lá pelas 2 pro trabalho e volto pelas 10 da noite, lá pelo fim da tarde quando eu passava a mão no rosto meu dedo já saía brilhante, dava pra sentir o óleo no rosto mesmo hehe, principalmente na testa (uso franja, imagina o sebo que passava pro cabelo, que também é oleoso). Além da coceira e do desconforto.

Enfim, mudou minha vida, sou uma nova garota huahuah! No fim do dia não vou dizer que ainda tá “sensação de ter acabado de lavar o rosto”, talvez por minha pele ser MUITO oleosa e eu usar por baixo um protetor solar que NÃO colabora (o Episol fps 15, que apesar de se dizer oil-free deixa a pele bem engorduradinha só ao passar, foi recomendado pela dermatologista, só por isso comprei e assim que acabar vou tratar de achar um melhor e cruelty-free, total NÃO RECOMENDO!), mas visivelmente não dá mais pra notar a oleosidade e passando o dedo NÃO SAI MAIS óleo, e só por isso já vale pra Smashbox uma nota 10!

Dicão: paguei por esse primer $28 dolares na Brigette’s Boutique, mas quem preferir pegar aqui no brasil mesmo tem pra vender a versão menor (a da foto) neste blog:
www.bazararrase.blogspot.com

Eu como recém adicta ao mundo da maquiagem agora não posso ver uma bendita perfumaria / farmácia / loja de cosméticos que já vou entrando pra dar uma zoiadinha. Vou postar de vez em quando alguma coisa que eu acho de legal nesses lugares, uma que eu tive boas impressões recentemente foi a loja Opaque, no Shopping Bourbon. É na verdade dessas loja que dão mais destaque pros perfumes (coisa que ODEIO, não gosto, tenho alergia, hehe), masss como tinha umas prateleiras da Clinique, lá fui eu!

Lá dentro uma vendedora praticamente me agarrou hehe, eu disse que queria ver umas coisas da Clinique e ela simplesmente fez uma maquiagem completa em mim! Passou o demaquilante e depois tudo que tinha direito e eu pedia! Achei bem legal, pq sempre que entro nessas lojas as vendedoras não tão muito ae pra mim não, acho que num tenho cara de ter dinheiro huahuahua 😉

Não comprei nada pq não tava no meu orçamento (e as coisas da Clinique apesar de eu achar foda são carassss), mas se algum dia for comprar alguma coisa por aqui com certeza vou procurar essa menina! O nome dela é Janaynne, gente fina, se derem um pulo no Bourbon procurem por ela.

MAC

Em mais uma sessão de googleadas por ae, encontrei esses sites bem legais, saquem só

http://makeup.lovetoknow.com/MAC_Cosmetics_Vegan
Eles não postam uma lista dos produtos vegan da MAC (sem ingredientes animais), mas falam como descolar tal lista, além de falar de outras marcas com produtos vegan e alguns dos ingredientes de maquiagem com origem animal.

http://www.kristensguide.com/Health/Beauty/vegan_cosmetics.asp
Uma lista de produtos, desde shampoo, sabonete e desodorante até maquiagem e tratamentos, cada marca com uma mini resenha (pena que nenhum produto dá pra encontrar por aqui, só comprando pela internet mesmo)

http://www.cosmeticsinfo.org/
Você digita o ingrediente que tem na makeup e o site fala direitinho o que é, se tem origem animal, onde é usado, se é seguro, etc, etc. Esse é para os pros da dermatologia!

Chegou minha encomenda da Brigette’s Boutique finalmente! Fiz a compra dia 14/5, eles despacharam no mesmo dia e retirei o pacote hoje no correio aqui perto de casa, tive que fazer isso pq eles tentaram entregar aqui três vezes e não tinha ninguém em casa (sempre de manhã, alguém tem que trabalhar nesse brasil!)

O pacote era bem simplão, envelope de um plastico resistente com os produtos embalados em plastico-bolha. Mas tudo certinho, sem erro! No meu pedido tinha o tal SMASHBOX Photo Finish Foundation Primer LIGHT que eu falei em outro post, já falo que testei o primer e foi bruto, sou uma nova garota hehe, mas isso merece um post especial, aguarde em breve!

« Previous Page